Quem Somos

A Scuola Italiana Eugenio é comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano. Promove um ambiente multicultural e diversificado, de acordo com as atuais exigências de uma escola internacional.

CONHEÇA A
EUGENIO MONTALE

A Scuola Italiana Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana em São Paulo, foi fundada em 1982 por um grupo de pais italianos comprometidos com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

A necessidade da criação de uma Escola com currículo italiano – apresentada por este grupo de pais recém-chegados da Itália – aliada ao desejo de uma comunidade, composta por personagens representativos, como instituições do governo, entidades e associações, empresas multinacionais e ítalo-brasileiras, possibilitaram a realização de um sonho. Um sonho e muitos desafios superados trouxeram a Escola Italiana Eugenio Montale dos anos oitenta aos dias de hoje!

A ideia de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro, possibilitou a criação de um projeto bastante inédito: ir além da língua e da cultura, oferecer matérias da área de humanas aliadas às científicas, permite a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

A participação das famílias possibilita uma educação integrada ao conteúdo oferecido pela Escola. Na Eugenio Montale, tal combinação é considerada indispensável para o desenvolvimento do aluno.

O resultado é uma joia rara, reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda a Europa, além do reconhecimento e diploma brasileiro.

A escola funciona em horário integral oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Atividades Extracurriculares e Cursos de Língua e Cultura. Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional.

Compromisso

  • Respeito à individualidade.
  • Desenvolvimento da Autonomia e da Capacidade Crítica.
  • Formação integral.

A missão que norteia a escola é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, buscando a formação integral e crítica do indivíduo. Por princípio pedagógico, atua com número reduzido de alunos em classes e proporciona um ambiente de diálogo e de interação, assegurando aos alunos a investigação, a comunicação, a cooperação e a autonomia.

Ambiente de aprendizado.

Espaço compatível com as práticas inovadoras da Escola.

O ambiente físico da Escola manifesta a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade e da convivência.

 

Ambiente acolhedor e solidário.

A convivência é baseada no diálogo, na mediação de conflitos e na valorização dos saberes e da diversidade.

 

Gestão Participativa 

A gestão da Escola é participativa, tal qual se deu em sua criação. Associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Fundadores e Beneméritos e por sócios Contribuintes (pais), que passam a integrar um Comitê de gestão de forma paritária.

Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino