Quem Somos

A Scuola Italiana Eugenio é comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano. Promove um ambiente multicultural e diversificado, de acordo com as atuais exigências de uma escola internacional.

CONHEÇA A
EUGENIO MONTALE

A Scuola Italiana Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana em São Paulo. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

A necessidade da criação de uma Escola com currículo italiano – apresentada por este grupo de pais recém-chegados da Itália – aliada ao desejo de uma comunidade, composta por personagens representativos, como instituições do governo, entidades e associações, empresas multinacionais e ítalo-brasileiras, possibilitaram a realização de um sonho. Um sonho e muitos desafios superados trouxeram a Escola Italiana Eugenio Montale dos anos oitenta aos dias de hoje!

A ideia de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro, possibilitou a criação de um projeto bastante inédito: ir além da língua e da cultura, oferecer matérias da área de humanas aliadas às científicas, permite a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

A participação das famílias possibilita uma educação integrada ao conteúdo oferecido pela Escola. Na Eugenio Montale, tal combinação é considerada indispensável para o desenvolvimento do aluno.

O resultado é uma joia rara, reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda a Europa, além do reconhecimento e diploma brasileiro.

A escola funciona em horário integral oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Atividades Extracurriculares e Cursos de Língua e Cultura. Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional.

Compromisso

  • Respeito à individualidade.
  • Desenvolvimento da Autonomia e da Capacidade Crítica.
  • Formação integral.

A missão que norteia a escola é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, buscando a formação integral e crítica do indivíduo. Por princípio pedagógico, atua com número reduzido de alunos em classes e proporciona um ambiente de diálogo e de interação, assegurando aos alunos a investigação, a comunicação, a cooperação e a autonomia.

Ambiente de aprendizado.

Espaço compatível com as práticas inovadoras da Escola.

O ambiente físico da Escola manifesta a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade e da convivência.

 

Ambiente acolhedor e solidário.

A convivência é baseada no diálogo, na mediação de conflitos e na valorização dos saberes e da diversidade.

 

Gestão Participativa 

A gestão da Escola é participativa, tal qual se deu em sua criação. Associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Fundadores e Beneméritos e por sócios Contribuintes (pais), que passam a integrar um Comitê de gestão de forma paritária.

Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino

 

RELAÇÃO DE MEMBROS DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO

ABNER RINALDI TRAVERSIM OLIVA
ADRIANA CRISTINA CORSARI PRADO
ALEXANDRE DE CARVALHO CAMARA
ELIO ANTONIO COLOMBO JUNIOR
PAULO EDUARDO FUNARI
RENATO BUENO TERZI

CONSELHO FISCAL
CARLOS AUGUSTO MILITELLI

RELAÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO CONSULTIVO

Conselheiro
ALFIO PALIGA – AEDA
CARLO MOLINA – INSTITUTO ITALIANO DI CULTURA
GIUSEPPE D’ANNA
NELSON CASTRO
SANDRA PAPAIZ VELASCO  – ASSOCIADA BENEMERITA
SANDRO ISIDORI BENEDETTI – ASS UMBRI

Suplentes
GRAZIANO MESSANA – ASS ITALIANA PER SP
PAOLO PAPAIZ – PATRONATO ASSISTENCIAL IMIGRANTES ITALIANOS