A EUGENIO MONTALE
A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale é comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.
Promove um ambiente multicultural e diversificado, de acordo com as atuais exigências de uma escola internacional.

COMO SURGIU
Foi fundada em 1982. A necessidade da criação de uma Escola com currículo italiano – apresentada por este grupo de pais recém-chegados da Itália – aliada ao desejo de uma comunidade, composta por personagens representativos, como instituições do governo, entidades e associações, empresas multinacionais e ítalo-brasileiras, possibilitaram a realização de um sonho. Um sonho e muitos desafios superados trouxeram a Escola Internacional Italiana Eugenio Montale dos anos oitenta aos dias de hoje!
A ideia de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro, possibilitou a criação de um projeto bastante inédito: ir além da língua e da cultura, oferecer matérias da área de humanas aliadas às científicas, permitindo a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

A participação das famílias possibilita uma educação integrada ao conteúdo oferecido pela Escola. Na Eugenio Montale, tal combinação é considerada indispensável para o desenvolvimento do aluno.
O resultado é uma joia rara, reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda a Europa, além do reconhecimento e diploma brasileiro.
O QUE OFERECE
A escola funciona em horário integral oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Atividades Extracurriculares e Cursos de Língua Italiana.

COMPROMISSOS
- Respeito à individualidade.
- Desenvolvimento da Autonomia e da Capacidade Crítica.
- Formação integral.
A missão que norteia a escola é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, buscando a formação integral e crítica do indivíduo. Por princípio pedagógico, atua com número reduzido de alunos em classes e proporciona um ambiente de diálogo e de interação, assegurando aos alunos a investigação, a comunicação, a cooperação e a autonomia.

AMBIENTE
- Espaço compatível com as práticas inovadoras da Escola.
- O ambiente físico da Escola manifesta a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade e da convivência.
- A convivência é baseada no diálogo, na mediação de conflitos e na valorização dos saberes e da diversidade.
GESTÃO PARTICIPATIVA
A gestão da Escola é participativa, tal qual se deu em sua criação. Associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Fundadores e Beneméritos e por sócios Contribuintes (pais), que passam a integrar um Comitê de gestão de forma paritária.
Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.
COMITÊ DE GESTÃO
Representantes beneméritos
Sandra Papaiz Velasco – Presidente
Giuseppe d’Anna– Presidente Benemérito
Alfio Paglia – AEDA
Marzio Arcari – Instituto Cultural Ítalo-brasileiro
Nelson Castro – Associado Benemérito
Ricardo de Mello Franco – Cicap Adm Bens Ltda.
Representantes contribuintes
Carla Elisabeta Arcari
Etienne Americo Cartolano Júnior
Lanfranco Ranieri Paolo Troncone – Vice-presidente
Oliviero Roggi
Tatiana Olivia Calado Marcondes
Representante do Consulado Geral da Itália em São Paulo
Monica Faggionato – Dirigente Escolástica
Direção
Lorenzo Gemma – Diretor Administrativo e Financeiro
Paola Capraro – Diretora Pedagógica Italiana
Vanessa Finardi Squassoni – Diretora Pedagógica Brasileira
Relações Institucionais
Neide Oliveira
Recursos Humanos
Rita Oliveira