Quem Somos

EUGENIO MONTALE

A Scuola Italiana Eugenio Montale é comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.
Promove um ambiente multicultural e diversificado, de acordo com as atuais exigências de uma escola internacional.

Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

COMO SURGIU

A necessidade da criação de uma Escola com currículo italiano – apresentada por este grupo de pais recém-chegados da Itália – aliada ao desejo de uma comunidade, composta por personagens representativos, como instituições do governo, entidades e associações, empresas multinacionais e ítalo-brasileiras, possibilitaram a realização de um sonho. Um sonho e muitos desafios superados trouxeram a Escola Internacional Italiana Eugenio Montale dos anos oitenta aos dias de hoje!

A ideia de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro, possibilitou a criação de um projeto bastante inédito: ir além da língua e da cultura, oferecer matérias da área de humanas aliadas às científicas, permite a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

A participação das famílias possibilita uma educação integrada ao conteúdo oferecido pela Escola. Na Eugenio Montale, tal combinação é considerada indispensável para o desenvolvimento do aluno.

O resultado é uma joia rara, reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda a Europa, além do reconhecimento e diploma brasileiro.

O QUE OFERECE

A escola funciona em horário integral oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Atividades Extracurriculares e Cursos de Língua e Cultura.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional.

COMPROMISSOS

  • Respeito à individualidade.
  • Desenvolvimento da Autonomia e da Capacidade Crítica.
  • Formação integral.

A missão que norteia a escola é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, buscando a formação integral e crítica do indivíduo. Por princípio pedagógico, atua com número reduzido de alunos em classes e proporciona um ambiente de diálogo e de interação, assegurando aos alunos a investigação, a comunicação, a cooperação e a autonomia.

AMBIENTE

  • Espaço compatível com as práticas inovadoras da Escola.
  • O ambiente físico da Escola manifesta a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade e da convivência.
  • A convivência é baseada no diálogo, na mediação de conflitos e na valorização dos saberes e da diversidade.

GESTÃO PARTICIPATIVA

A gestão da Escola é participativa, tal qual se deu em sua criação. Associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Fundadores e Beneméritos e por sócios Contribuintes (pais), que passam a integrar um Comitê de gestão de forma paritária.

Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

COMITÊ DE GESTÃO

Representantes beneméritos
Alfio Paglia – AEDA
Giuseppe d’Anna – Presidente Benemérito
Marzio Arcari – Instituto Cultural Ítalo-brasileiro
Nelson Castro – Associaso Benemérito
Sandra Papaiz Velasco – Presidente
Victor Falasca Megido – POPAIT

Representantes contribuintes
Elio Colombo Jr. – Vice-presidente

Fabio Rizzioli
Lanfranco Ranieri Paolo Troncone
Oliviero Roggi
Ricardo Luis Dias Silveira
Roberto Caldarola

Conselho fiscal
Renato Alexandre D’Angelo 

Representante do Consulado Geral da Itália em São Paulo
Monica Faggionato – Dirigente Escolástica

Direção
Lorenzo Gemma – Diretor Administrativo e Financeiro
Paola Capraro – Diretora Pedagógica Italiana
Vanessa Finardi Squassoni – Diretora Pedagógica Brasileira

Relações Institucionais
Neide Oliveira

Recursos Humanos
Rita Oliveira

Tour 360 Fazer Tour 360º