LOGO MONTALE
SFIM Paritaria
LOGO UNESCO 2023
LOGO PARCEIROS 3
Apresentação

A EUGENIO MONTALE

A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale é comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano. Promove um ambiente multicultural e diversificado, de acordo com as atuais exigências de uma escola internacional.

ESCOLA PARITÁRIA

Afinal, o que significa ser uma escola paritária italiana?

Ser uma escola paritária italiana, significa que fazemos parte de um seleto grupo de escolas ao redor do mundo, que fazem parte do Sistema della Formazione Italiana nel Mondo (SFIM).

Essas escolas, assim como a Montale, tem o seu currículo, em maior parte, ministrado em língua italiana e atende ao programa do Ministério da Instrução da Itália, o que possibilita a obtenção, ao final do percurso formativo, de dupla certificação, a brasileira e a italiana, que é válida em toda a união europeia.

SFIM Paritaria

O QUE OFERECE

A escola funciona em horário integral oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Atividades Extracurriculares e Cursos de Língua Italiana.

UNESCO

A Escola Italiana Eugenio Montale tornou-se membro da Rede Mundial de Escolas Associadas da UNESCO, um reconhecimento pela proposição e pela condução de Projetos e Atividades que estão em consonância com os temas propostos pela UNESCO para um mundo melhor. O principal benefício de pertencer ao Programa de Escolas Associadas é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, ampliando o trabalho pela Cultura da Paz em todas as suas formas. As escolas que pertencem a este grupo, são consideradas centros de referência e inovação para uma educação atenta aos desafios do século XXI e aos quatro pilares da aprendizagem determinados pela UNESCO: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser”, e “aprender a viver juntos“

REBRINC

Uma rede que reúne pessoas e instituições de todo o país que se interessam pelos temas infância e consumo. A Montale e a REBRINC possuem como princípio promover a reflexão sobre a sociedade visando a construção de um mundo mais sustentável e igualitário. A nossa escola procura criar ao longo do ano letivo diversas situações que incentivem esta reflexão e aprofundem o debate sobre questões como: pluralidade cultural, consumo e sustentabilidade, promoção da cultura infantil, práticas de vida saudável e tudo aquilo que possa ampliar o repertório de conhecimento e cultura dos nossos alunos.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – MEC

A Montale foi reconhecida pelo Ministério da Educação MEC como instituição de referência para a inovação e criatividade na educação básica do Brasil.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Eugenio Montale, pela sua visão de aluno, de aprendizagem, formação, gestão e currículo, foi incluída entre as escolas do Centro de Referência em Educação Integral. A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

FAMILY’S CHOICE SCHOOL ADVISOR

Somos uma instituição recomendada pelas famílias. E isso significa muito!

Essa conquista pertence a cada um dos colaboradores e reconhece a dedicação de todos na construção de uma história de confiança junto à comunidade escolar.

compromissos

COMPROMISSOS

• Respeito à individualidade.
• Desenvolvimento da Autonomia e da Capacidade Crítica.
• Formação integral.

A missão que norteia a escola é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, buscando a formação integral e crítica do indivíduo. Por princípio pedagógico, atua com número reduzido de alunos em classes e proporciona um ambiente de diálogo e de interação, assegurando aos alunos a investigação, a comunicação, a cooperação e a autonomia.

ambiente

• Espaço compatível com as práticas inovadoras da Escola.
• O ambiente físico da Escola manifesta a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade e da convivência.
• A convivência é baseada no diálogo, na mediação de conflitos e na valorização dos saberes e da diversidade.

GESTÃO PARTICIPATIVA

A gestão da Escola é participativa, tal qual se deu em sua criação. Associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Fundadores e Beneméritos e por sócios Contribuintes (pais), que passam a integrar um Comitê de gestão de forma paritária.

Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

COMITÊ DE GESTÃO

Representantes beneméritos
Carla Elisabeth Arcari – Presidente
Giuseppe D’Anna– Presidente Benemérito
Alfio Paglia – AEDA
Elio Antonio Colombo Junior
José de Lorenzo Messina
Mario Batista
Sandra Papaiz Velasco

 

Representantes contribuintes
Tatiana Olivia Calado Marcondes – Vice-presidente
Abner de Rinaldi Traversim Oliva
Carla Piva Dall Anese Di Sarno
Leonardo Drumont Gruppi
Oliviero Roggi

 

Conselho Fiscal
Matteo Arcari – Associado Contribuinte
Nelson Castro – Associado Benemérito
Ricardo de Mello Franco – Cicap Adm Bens Ltda.

 

Representante do Consulado Geral da Itália em São Paulo
Monica Faggionato – Dirigente Escolástica

 

Direção
Lorenzo Gemma – Diretor Administrativo e Financeiro
Paola Capraro – Diretora Pedagógica Italiana
Marcella Olivati – Diretora Pedagógica Brasileira

 

Relações Institucionais
Neide Oliveira

CERTIFICAÇÕES

pt_BR