LOGO MONTALE
SFIM Paritaria
LOGO UNESCO 2023
LOGO PARCEIROS 3

Situações destrutivas podem gerar crises, e o que estamos vivendo certamente é um momento inédito em nossa história. São também oportunidades, que revelam nossos pontos de força e onde ainda podemos melhorar.

Estamos proporcionando formas inovadoras para integrar o digital com a nova experiência da “casa como sala de aula”, no respeito da individualidade, no desenvolvimento da autonomia e da capacidade crítica dos alunos, pois é essa a missão que norteia a escola, promover um ensino amplo que vai além do simples acesso à informação.

Nesse sentido, decidimos desafiar os nossos alunos com um projeto de design thinking e empreendedorismo atrelado ao movimento maker, liderado pelo ex-aluno da Montale e hoje empreendedor Gianpaolo Papaiz, fundador da Protto, empresa que projeta a ALVA, uma experiência de aprendizado mão na massa que resulta em uma luminária eletrônica.

A ideia aqui foi combinar dois grandes mundos, a tecnologia e o design, fazendo disso algo de fácil acesso! Um grupo de alunos recebeu uma luminária de presente e aprendeu a montá-la compreendendo tudo aquilo que está no processo de design, com o acompanhamento de professores da escola.

“Hoje, a Alva chega pronta para abrir aos alunos novas perspectivas de como se apropriar de tecnologia no seu dia a dia”, diz Gianpa.

A ideia nasceu para despertar o potencial criativo e empreendedor de cada aluno, relata a Presidente da Escola, Sandra Papaiz Velasco. Essa iniciativa entra como atividade atrelada ao Laboratório Maker que a escola promove, e que decidiu levar para a modalidade a distância. “Por que não levar o Lab maker para a casa do aluno?”, foi essa a provocação do diretor da Escola Pedro Ramos. “A partir da Aprendizagem Criativa e Pedagogia Crítica, e através de valores que, como pilares, sustentam o nosso fazer, essa iniciativa Maker utiliza a Educação Integral para trazer ao aluno um olhar tridimensional para os paradigmas trazidos em aula”.

Para o Prof. Bianchini que conduziu o projeto junto aos alunos, “a Educação Integral promove o desenvolvimento da relação do indivíduo com ele mesmo, a relação do indivíduo com os outros e a relação do indivíduo com o Mundo. Adquirindo competências nessas três áreas, o indivíduo estará mais aberto a transformar ideias em realidade, ou seja, a empreender”.

O aluno Enzo Di Giaimo, um dos participantes do projeto, recebeu o presente e durante as aulas com o Professor Bianchini e o suporte do Gianpa, aprendeu a montar.

“É uma experiência única, ver a luz se ascendendo após todo o processo é incrível”, disse Enzo.

Através da desconstrução de objetos comuns do dia a dia como uma luminária, a ideia levada aos alunos foi de estruturar um processo de criação e customização do produto para que ele pudesse compreender o processo de design atrelado ao objeto e suas funcionalidades.

Esses processos de aprendizado na verdade se tornam experiências de empoderamento que permitem tornar pessoas makers, desconstruindo a barreira de que tecnologia é para poucos. Ao trazermos mais conexão com um produto, tornamos o aluno mais consciente do consumo e sua real necessidade.

“Por um lado, a tecnologia hoje é parte fundamental do nosso cotidiano, determinando as próximas tendências e influenciando em cada detalhe das nossas vidas. Por outro, temos o design thinking que estamos aplicando sempre mais na nossa escola. Nossa missão é tornar o percurso pedagógico o mais criativo e acessível possível aos nossos alunos”, diz a diretora pedagógica italiana, Paola Capraro.

Parabéns ao nosso ex-aluno Gianpa, empreendedor de sucesso que criou a Protto para quebrar a barreira de que a tecnologia é para poucos, desenvolvendo experiências de aprendizado envolvendo conceitos tecnológicos atuais, muita mão na massa. E obrigado pelo tempo dedicado aos nossos alunos nessa troca de conhecimentos.

Agradecemos também nossa Presidente Sandra Papaiz Velasco e Paolo Papaiz, pela doação das luminárias aos alunos que participaram do projeto.

Leave A Comment

pt_BR