Ao desenvolvimento da capacidade expressiva e da construção do conhecimento, somam-se neste segmento, os seguintes objetivos:
O domínio da leitura e da escrita nos idiomas: italiano, português e inglês;
O domínio do cálculo através da interação com os números e as operações;
A progressiva compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e dos valores que regem as diferentes culturas, sobretudo, a italiana e a brasileira;
A gradual aquisição das capacidades e responsabilidades necessárias para a convivência e a autonomia.
A abordagem transdisciplinar, característica do nível de ensino anterior, alia-se aqui à abordagem disciplinar, e o currículo é composto pela integração das disciplinas exigidas pelo Brasil e pela Itália. As disciplinas (exceto aulas de inglês) são ministradas em um dos dois idiomas (português e italiano), sendo que há uma prevalência da língua italiana.
Particularidades
A partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, a grade curricular se apresenta de forma delineada, porém, nunca fechada. A aquisição da escrita e da leitura é formalizada em um processo de alfabetização que se dá simultaneamente em português e italiano e, posteriormente, no inglês. Disciplinas como Matemática, Ciências Naturais, e Geografia e História Geral são desenvolvidas em língua italiana.