Neste período do desenvolvimento, ocorre o processo de socialização, quando as crianças pequenas conhecem outro contexto, diferente da família. A partir desse momento, as crianças começam a construir seu papel de estudante e a adaptação progressiva ao espaço escolar é, sem dúvida nenhuma, uma grande conquista.
A rotina diária – que ritualiza momentos importantes como a chegada, o encontro com o grupo de crianças, o planejamento do trabalho, o almoço, entre outros, estruturados no tempo de maneira constante – promove um clima de certeza e tranquilidade para a criança, favorecendo a aprendizagem.
A partir deste nível de ensino ocorre a familiarização com o idioma italiano. Os educadores atuam como mediadores, propondo situações significativas de comunicação oral na língua italiana.
Particularidades
Acreditamos na utilização da multiplicidade de linguagens. Por essa razão, a Educação Infantil, através de seus educadores, se ocupa de planejar, construir e assegurar contextos de desenvolvimento de “cem linguagens”.
O trabalho com as diversas áreas do conhecimento se dá através do desenvolvimento de projetos com temas que surgem a partir do interesse e das curiosidades de cada grupo. Faz parte do corpo docente o atelierista, que contribui, com seu olhar diversificado de artista, para a realização dos projetos.