Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica da Eugenio Montale consiste em uma educação que acredita no potencial transformador do indivíduo e na sua formação integral, valorizando:

  • A concepção do estudante como protagonista da própria formação, uma vez que todo o conhecimento deve ser construído sobre a base de uma reflexão pessoal.
  • A identidade internacional que requer um diálogo constante entre várias culturas, em especial a italiana e a brasileira, visando à construção de um mundo mais democrático, plural e diversificado.
  • O desenvolvimento pleno do aluno, envolvendo-o e estimulando-o a participar ativamente de ações formativas através de atividades culturais, ambientais e de integração social.

Tais propósitos são atingidos através de um olhar personalizado e uma ampla atuação por parte do professor, aqui entendido como importante mediador entre o educando e o saber e que investe no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.

Promovendo a autonomia e a autoria no percurso dos alunos, a Scuola Italiana Eugênio Montale corrobora para que seus alunos construam um lastro cultural e intelectual que lhes permita um posicionamento responsável, competente, crítico e reflexivo frente aos desafios e responsabilidades que assumirão na sociedade. Para tanto, a escola norteia seus princípios nos quatro pilares propostos pela UNESCO para a Educação do Milênio: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver com os outros.