Prefeitura de Itu visita a Eugenio Montale, escola internacional em São Paulo

Uma comitiva da Prefeitura de Itu esteve na Eugenio Montale, na última terça-feira (14/09), com o intuito de conhecer presencialmente novas propostas pedagógicas, a filosofia de Reggio Emilia e o ensino internacional italiano, para que possam agregar ao sistema de ensino aplicado pela Secretaria de Educação de Itu.

O encontro contou com a presença do cônsul geral da Itália em São Paulo, Sr. Filippo La Rosa, e a dirigente escolástica italiana, Monica Faggionato.

A comitiva ituana estava constituída pela secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, que na oportunidade representou o secretário da pasta, Plínio Bernardi Junior, pela secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, pela diretora do Departamento de Educação Infantil, Estela Bresciani, pelo diretor de Patrimônio Histórico, Emerson Castilho, e pela coordenadora do Patrimônio e orientadora do Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), Morgana Ribeiro.

Entre os representantes da escola que recepcionaram a comitiva ituana estavam a presidente Sandra Papaiz Velasco, a diretora pedagógica italiana, Paola Capraro, a diretora pedagógica brasileira, Vanessa Squassoni, o coordenador pedagógico da Sc. Sec. di I e II Grado, Fabio Pizzighello, o diretor administrativo financeiro, Lorenzo Gemma e a Relações Institucionais e Marketing, Neide Oliveira.

Paola explicou à comitiva ituana que, segundo a filosofia da Scuola Italiana Eugenio Montale, a criança é um ser competente, curioso, que cria a própria hipótese de mundo, interage, experimenta e inventa. A criança, ressaltou, é protagonista do próprio processo de conhecimento e o professor é o mediador, que provoca, que cria um ambiente favorável à aprendizagem. E acrescentou que a escola é vista como lugar de pesquisa e construção de saber.

A secretária adjunta de Educação afirmou que estar presente àquele encontro em que experiências estavam sendo partilhadas representava, para ela, um momento único.

Outros encontros devem ser promovidos, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre a atual administração pública de Itu e a Montale.

Tour 360 Fazer Tour 360º