LOGO MONTALE
SFIM Paritaria
LOGO UNESCO 2023
LOGO PARCEIROS 3

uigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis. Entre as muitas obras que publicou, algumas foram escritas para o público infantil, para seus netos e netas e todos os seus amiguinhos. Ele dizia que eram os trabalhos mais bonitos, entre todos que escreveu. São delicadas obras primas da literatura italiana que Capuana cria e recria através da sua surpreendente fantasia, naturalmente mesclando sua grande inventividade com o universo fantástico das tradições orais populares, como já fizeram antes dele Perrault e Andersen.

Infelizmente não existem publicações do Luigi Capuana no Brasil. A nossa escola, em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro – ICIB e o projeto Oblò, tem o prazer de apresentar para o público brasileiro este autor que é um dos autores italianos mais importantes.

Conterrâneo, amigo, conselheiro de grandes artistas, como Verga e Pirandello, foi um estudioso eclético e um importante teórico do estilo “verista”, mas foi realmente com os contos de fada que Capuana entra na História.

É muito difícil escolher um conto entre os muitos, porque são todos belíssimos. Os contos mais famosos são Reginotta, Ranocchietto, Piuma D’Or, Spera di Sole, il Racconta-Fiabe e Serpentina. Este último é o conto que a atriz e pedagoga Giulia Valli, com seu talento e sua belíssima voz, vai ler e interpretar para todos nós.

Assista ao vídeo:

Oblò é a nova revista cultural do ICIB, criada em colaboração com a Scuola Italiana Eugenio Montale, o Instituto Bardi e a Livraria Italiana. Apresenta conteúdos originais desenvolvidos para os amantes da cultura italiana.

A Scuola Italiana Eugenio Montale promove esse espaço completamente dedicado ao universo da literatura italiana infanto-juvenil. Autores clássicos e modernos, consagrados ou emergentes, lidos em italiano com legendas em português.

Leave A Comment

pt_BR