Escola Eugenio Montale e ICIB

O Instituto Cultural Ítalo-brasileiro é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em meados de 1948, criada com a finalidade de incentivar o intercâmbio cultural entre a Itália e o Brasil.
A sede atual do ICIB situa-se no esplêndido e histórico edifício da rua Frei Caneca, por todos conhecido como “A casa de Dante”, onde se desenvolvem sobretudo atividades de ensino da língua italiana.
Desde o início, o ICIB mantém uma estreita e proveitosa colaboração com as instituições italianas presentes no Brasil, em modo particular através da parceria de mais de meio século com o “Istituto Italiano di Cultura” e a mais recente parceria com o “Consolato Generale d’Italia” em São Paulo, consolidando-se através de um assíduo trabalho de assistência para as escolas brasileiras (públicas e privadas) e através do exercício da própria atividade de ensino da língua italiana – curricular e extracurricular – durante o ciclo escolar; aqui entendido desde os primeiros anos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Nesta atividade, o ICIB age como um corpo promotor da Itália através do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional.
No momento atual, as localidades onde se desenvolvem tais projetos são as cidades de São Paulo, Jarinu, Jundiaí, Bragança Paulista, Pedrinhas, Porto Velho e Barra do Garças.
A partir de 2006, o ICIB fornece assistência à “Scuola Italiana Eugenio Montale” na sua atividade de ensino extracurricular de italiano. A base desta relação é constituída pela longa experiência do ICIB neste campo, culminada com o reconhecimento conferido ao ICIB pela Universidade Cá’ Foscari de Veneza, certificado por “ItalsQualità”, marca que reconhece o alto nível de ensino da língua italiana no exterior.
Há cerca de 5 anos, o ICIB se lançou em uma inovadora e nova iniciativa: é o importador oficial de materiais didáticos de algumas das mais importantes editoras italianas: Loescher, Bonacci e Zanichelli, para citar as colaborações mais significativas. Com a intenção de acompanhar o ritmo da tecnologia, o primeiro passo foi a constituição de uma livraria virtual com um portal online de vendas e entregas em todo o Brasil.
Entre os projetos mais iminentes, coloca-se a possibilidade de aperfeiçoar este trabalho através de uma livraria física, ou seja, uma livraria instalada na sede histórica da Frei Caneca.
Trata-se de uma atividade importante para o ICIB que se traduz através de uma maior colaboração com a “Scuola Italiana Eugenio Montale” que, já há algum tempo, liga-se ao ICIB como um centro de referência para a aquisição local de todos os materiais didáticos necessários para a formação curricular dos próprios estudantes.
A colaboração entre o ICIB e a “Scuola Italiana Eugenio Montale” converge cada vez mais pelo desejo comum de atuar num contínuo aperfeiçoamento do projeto. Um dos mais significativos projetos comuns em fase de definição entende dar vida à uma nova seção da “Scuola Italiana Eugenio Montale”, destinado aos estudantes do Ensino Médio em um quarteirão central da cidade, nas proximidades da Avenida Paulista, na sede do ICIB.
Consideramos de fato que não seja somente útil, mas também necessária a colaboração e a sinergia entre as diversas instituições italianas no território brasileiro: somente através de uma união de esforços e de intenções poderemos estar suficientemente prontos para enfrentar os fascinantes e complexos desafios do novo milênio.