Dia da Memória – homenagem as vítimas do Holocausto

Os alunos do III e IV Liceo da Scuola Eugenio Montale apresentaram o resultado das atividades sobre o Dia da Memória para homenagear as vítimas do Holocausto.

O Dia da Memória é para que ninguém se esqueça o que aconteceu e para que isso não aconteça mais.
É a data oficial para os estados membros da ONU, em que se homenageia as vítimas do genocídio de judeus, pelo regime nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sob a direção Paola Capraro e Vanessa Squassoni e coordenação de Fabio Pizzighello e dos Profs. de História Marcilio M. Vieira, Francesco Trapasso, Giovanni Vella, Profª Sara Debenedetti de Língua e Literatura Italiana, os alunos explicaram sobre a perseguição do governo italiano aos cidadãos judeus, que sofreram deportação, prisão e morte, até a fundação dos Guetos Hebraicos, em Veneza e Roma.

Houve uma análise da origem dos movimentos antissemitas na Europa, iniciados na Espanha e Portugal, onde os judeus deveriam escolher entre a conversão ou a expulsão, ainda em 1492, com posterior perseguição nos Países Baixos, a formação dos guetos de Roma e Veneza, até chegar aos tristes acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Como exemplo para a jornada de ações e reflexões sobre a Shoah, o extermínio judeu, foi convidado o Sr. Milton Rososchansky, nascido no Brasil, que relatou a triste história da mãe de sua esposa, morta pelos nazistas às vésperas de sua fuga para o Brasil, só desvendada recentemente.

A troca entre os jovens estudantes e pessoas mais idosas, que são descendentes das vítimas da discriminação amplia significativamente o repertório cultural e solidário dos alunos, sendo sempre incentivada na Montale.
A abertura da apresentação foi feita pelo Consul Geral da Itália, Filippo La Rosa, e pela Presidente da Scuola Eugenio Montale, Sandra Papaiz Velasco. Monica Faggionato, Dirigente Escolástica, também participou da jornada.
A Eugenio Montale agradece a presença de todos e parabeniza os alunos pela bela apresentação!

Tour 360 Fazer Tour 360º