Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Ao desenvolvimento da capacidade expressiva e da construção do conhecimento, somam-se neste segmento, os seguintes objetivos:

  • o domínio da leitura e da escrita nos idiomas: italiano, português e inglês;
  • o domínio do cálculo através da interação com os números e as operações;
  • a progressiva compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e dos valores que regem as diferentes culturas, sobretudo, a italiana e a brasileira.
  • a gradual aquisição das capacidades e responsabilidades necessárias para a convivência e a autonomia.

A abordagem transdisciplinar, característica do nível de ensino anterior, alia-se aqui à abordagem disciplinar, e o currículo é composto pela integração das disciplinas exigidas pelo Brasil e pela Itália. As disciplinas (exceto aulas de inglês) são ministradas em um dos dois idiomas (português e italiano), sendo que há uma prevalência da língua italiana.

Particularidades

A partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, a grade curricular se apresenta de forma delineada, porém, nunca fechada. A aquisição da escrita e da leitura é formalizada em um processo de alfabetização que se dá simultaneamente em português e italiano e, posteriormente, no inglês. Disciplinas como Matemática, Ciências Naturais, e Geografia e História Geral são desenvolvidas em língua italiana.