Ensino Fundamental – Anos Finais

O currículo e o desenvolvimento das linguagens são dotados de novos significados diante do aprofundamento das especificidades das áreas do conhecimento. Neste segmento é esperada uma maior autonomia e reelaboração da aprendizagem.

No 8º ano do Ensino Fundamental, os alunos são submetidos ao primeiro Esame di Stato para que possam seguir seus estudos e ingressar na Scuola Secondaria di II grado (Liceo). O Esami di stato é obrigatório pela normativa italiana. Se desenvolve através de provas escritas e orais e é solicitada apresentação de um Trabalho Conclusivo/ Mapa conceitual a partir de um tema de interesse estudado pelo aluno.

Particularidades

A relação significativa com a aprendizagem e o desejo de aprender do aluno passam pelo fortalecimento da própria identidade, marcado pelo reposicionamento do adolescente no núcleo familiar e social. Como o interesse destes jovens alunos volta-se para as relações com os colegas e para o grupo do qual fazem parte, a escola ganha sentido quando estimula projetos, leituras e debates sobre temas da atualidade, o que certamente contribui para a formação de uma visão cada vez mais contextualizada e consciente da realidade na qual vivem.