LOGO MONTALE
SFIM Paritaria
LOGO UNESCO 2023
LOGO PARCEIROS 3

No dia 2 de junho é comemorada a Festa da República Italiana porque, ao final da Segunda Guerra Mundial, com a queda do governo fascista de Benito Mussolini, os italianos foram chamados a um referendo nos dias 2 e 3 de junho de 1946. O referendo decidiria se o país permaneceria como monarquia ou se tornaria uma república.

No dia 1 de janeiro de 1948, deu-se início a República Italiana.

Diante dessa data tão significativa para a cultura italiana, os alunos da Scuola Eugenio Montale desenvolveram atividades contando um pouco sobre essa data comemorativa.

TeleGiornale Montale News (V Primaria)

Os alunos da V Primaria criaram a redação de um telejornal e uma edição em vídeo extraordinária do TG Montale News inteiramente dedicado ao nascimento da República, à Constituição italiana e ao tricolor, símbolo da Itália.

Cittadinanza e  Costituzione (IV Liceo)

Os alunos do IV Liceo elaboraram um vídeo, destacando os pontos principais e o significado do Dia da República: a participação das mulheres, o referendo da República e Monarquia, Constituição, prelúdio do nascimento da União Europeia.

Os alunos mostraram o significado deste evento que, em primeiro lugar, ressalta a importância da solidariedade entre os povos para contrariar o radicalismo do nacionalismo.

Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, celebrou conosco o aniversário da República Italiana, contando um pouco sobre esta importante data.

CONFIRA!

Leave A Comment

it_IT