Atividades Extracurriculares

As Atividades Extracurriculares fazem parte da Proposta Pedagógica da Eugenio Montale no desenvolvimento pleno do aluno, envolvendo-o e estimulando-o a participar ativamente de ações formativas através de iniciativas culturais, esportivas, ambientais e de integração social.

Em tais atividades junto aos professores e parceiros certificados buscamos desenvolver as habilidades e competências que integram as inteligências emocionais e criativas dos alunos, entre tantas a capacidade de resolução de problemas, a empatia, a comunicação, o senso estético, a cooperação, o senso crítico e ético, entre outros elementos presentes na Árvore do conhecimento da Montale. Tais atividades são necessárias para enriquecer o processo de desenvolvimento dos alunos e é vital para o desenvolvimento da autonomia e autoria do percurso dos alunos.

As atividades extracurriculares, por estarem integradas ao processo formativo do aluno, permitem o fomento de aspectos pedagógicos fundamentais como o Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros, Aprender a ser, temas estes que se encontram mais amplamente descritos na página Projetos Pedagógicos.

Esporte

O esporte, que visa a formação integral do aluno, corpo e mente, alinhado à educação da nossa escola é fundamental pois forma, molda e direciona o indivíduo para uma atitude de liderança, espírito de grupo, trabalho em grupo, onde o aluno iniciará a lidar com vitórias e derrotas, e essas são algumas das inúmeras possibilidades que a formação através do esporte podem trazer. O objetivo é permitir que nossos alunos se tornem adultos mais ativos, engajados e integrados ao ambiente social, profissional e esportivo.

A escola oferece atividades esportivas para os alunos no contraturno, através da parceria com a empresa ARC-Sports.

Informações no site: www.arcsports.com.br

Laboratório Maker

Para despertar o potencial criativo e empreendedor de cada aluno. A partir de referências teóricas com base no Construtivismo, Construcionismo (que utiliza a Aprendizagem Criativa) e na Pedagogia Crítica, e através de valores que, como pilares, sustentam o nosso fazer (Acolhimento, Respeito, Empatia e Segurança), o Laboratório Maker utiliza a Educação Integral para trazer ao aluno um olhar tridimensional para os paradigmas trazidos em aula.

A Educação Integral promove o desenvolvimento da relação do indivíduo com ele mesmo, a relação do indivíduo com os outros e a relação do indivíduo com o Mundo. Adquirindo competências nessas três áreas, o indivíduo estará mais aberto a transformar ideias em realidade, ou seja, a empreender.

Teatro

Curso, desenvolvidos nas 3 línguas: italiano , inglês e português, amparado pela psicologia e pedagogia que vão de encontro às propostas pedagógicas da nossa Escola, com o objetivo de desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe, a sociabilização, a reflexão e a discussão de temas pulsantes em cada faixa etária. A proposta é divertir, motivar os alunos e desenvolver suas múltiplas inteligências e linguagens, além de aprimorar a capacidade de articulação do próprio discurso e promover o conhecimento de técnicas teatrais. Essa atividade despertará nos alunos o senso crítico, social, afetivo, ético e comunicativo, valores abundantes no trabalho em grupo que o teatro propõe.

A escola oferece o curso extracurricular de teatro Trilíngue em parceria com a empresa Equipe Flavia Garrafa.

Informações no site:  https://www.equipeflaviagarrafa.com.br/

School of Rock

Os programas de música são projetados para incentivar a aprendizagem em um ambiente de apoio onde os alunos sintam-se confiantes ​​e motivados. Será desenvolvido no aluno, além de proficiência musical, habilidades como autoconfiança, trabalho em equipe, socialização, entre muitas outras!

Para saber mais, clique aqui: https://locations.schoolofrock.com/saopaulomoema

 

Atividades Recreativas

As atividades recreativas se inserem no contexto mais amplo da utilização da multiplicidade de linguagens. Por essa razão, a Escola, através de seus educadores, se ocupa de planejar, construir e assegurar contextos de desenvolvimento onde a criança é colocada, mesmo na mais tenra idade, no centro do processo, como um ser forte, potente, capaz de fazer e criar cultura.

Os alunos Sc. dell’Infanzia e  Sc. Primaria, classes 1ª, 2ª e 3ª, podem permanecer na escola, realizando atividades recreativas, até às 17h30. Informações e pagamento no setor administrativo da escola

As inscrições para os cursos extracurriculares, realizados na escola, estão abertas. Para informações e inscrições contatar diretamente os responsáveis dos cursos:

 

CURSOS EXTRACURRICULARES